Educação Infantil

Proposta Pedagógica

As principais aprendizagens e conquistas das crianças de até 5 anos estão nos campos da linguagem, da socialização e da percepção espacial, base de todo o trabalho com os alunos nessa faixa etária. A aprendizagem é dada em um processo contínuo, no qual as crianças atribuem significados, estabelecem relações, fazem observações, tudo isso a partir, primeiramente, de sua exploração livre do mundo, das interações com outras crianças, das brincadeiras não dirigidas que fazem, quando descobrem objetos, percebem o espaço ao seu redor, as texturas, cores, cheiros, gostos, realizando imitações, brincando de faz de conta etc. Consideramos que a principal função da escola com crianças da Educação Infantil é garantir com que se sintam acolhidas para entender a separação e a diferença entre casa e escola.
A proposta da Rede Salesiana tem a finalidade de expor a visão de educação e de escola que pretendemos para as crianças que frequentam a Educação Infantil, valorizando aprendizagens significativas, o conhecimento que já possuem sobre o mundo e, acima de tudo, o significado da intensa atividade que é aprender.
Essa proposta favorecerá situações sequenciadas e planejadas para que o professor atue, conjuntamente, com as crianças na construção dos saberes e na correlação entre eles e, por essa razão, caberá ao educador o investimento nas competências individuais e coletivas, já que as crianças nunca aprendem da mesma forma.
As crianças chegam à escola com diferentes saberes e caberá a esta ampliar a construção desse conhecimento, de forma extensa e variada, respeitando a diversidade e peculiaridades da faixa etária, compreendendo que necessitam de interação com seus pares para que, a partir dessa convivência, o adulto não seja o único parceiro na “aventura do conhecimento”. Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular de as crianças serem e estarem no mundo, é o grande desafio da Educação Infantil e de seus profissionais.

INSA Araras